Entre para seguir isso  
Seguidores 0

Relação de Rotação X Custo

3 posts neste tópico

Fonte utilizada: Corsair RM 1000x
Placa de vídeo utilizada: Sapphire Nitro+ RX480 (biosmod) 8GB Elpida

Não existe um consenso quanto a rotação para se deixar as VGAs enquanto minera, nem é possível, já que isso dependerá do clima local, condicionado climático do local, espaçamento entre as placas, gabinete/frame, etc. 

Eu fiz um estudo básico, com o objetivo de criar uma relação entre rotação do(s) cooler(s) da placa de vídeo e o custo energético proveniente. 

Não vou entrar em parte técnica, mas é interessante destacar que um fan de vga costuma consumir entre 0.3A e 0.8A(podendo fugir do padrão), elas são alimentadas pela linha de 12v(PCIe) e que:

Potencia = Voltagem(12V) * Corrente(0.4A) 
P = 12 * 0.4 P= 4.8W (utilizando 0.4A como exemplo)

Levando em consideração que o padrão de VGA para mineração, seja  com 2 fans, temos o gasto de 9.6W, esse valor só é alcançado com a rotação em 95% ou mais(podendo variar), também devendo levar em conta a eficiência energética da fonte. No exemplo utilizado, vejamos o da fonte utilizada no teste:

H79i7MJ.png

O consumo obtido com uma única placa, utilizada no teste, fica em 28%, algo em torno de 89%. Então, irei adicionar de forma genérica, mais 11% de gasto aos 9.6W, chegando ao valor de 10.13W.

Utilizando uma conta básica para medir o consumo em kW e o valor final na conta de luz, façamos:

(10.13W * 24h)/1000(transformar em kW) *30.4 (média de dias no mês) = 7.39kW 

Irei utilizar o custo final do kW da minha região, já com impostos (e custeios) embutidos, R$0.79/kW: 

7.39kW * R$0.74 = R$ 5.47

Esse será o valor gasto no final do mês se permanecer com a rotação em 95% ou mais 24/7. Além do consumo extra, a vida útil dos fans irão diminuir drasticamente, aumentarão o ruido, começarão a balançar e comprometer o RPM em poucos meses.

Fazemos um teste com um Wattímetro simples, testei 5%, 50%, 80% e 100%. Onde retornou a seguinte média(consumo total do setup com uma única RX-480 utilizada no teste):
5%: 269W (Padrão 0
50%: 269W  (Padrão 0)
80%: 273W (4W - R$2.16)
100%: 283W (14W - R$7.56)

ByUuo5W.png

O resultado obtido, mostra que o consumo, ultrapassa os 10.13W obtidos nos calculos anteriores, isso significa que que a Sapphire trabalha ao menos nesse modelo, com amps maiores.

Em um rig convencional, com 6 VGAs, isso representa um aumento que pode passar dos R$ 80. 

Conclusão:

Os melhores valores para se trabalhar, é entre 5% e 50%, caso as temperaturas estejam passando a casa dos 70ºC, um valor bem confortável para elas trabalharem sem comprometer a vida útil, estude melhorar a refrigeração de outros modos, como espaçamento, local, antes de aumentar a rotação dos fans.

Fotos com os valores médios:

ZfMGOrk.jpgRotação em 50% 

Z2w90u5.jpgRotação em 80%

EjntEpg.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Excelente análise!

Não tinha feito tão profunda, mas era evidente esse consumo uma vez que vi pelo wattímetro a diferença de consumo entre algumas placas e naquele caso verifiquei que era principalmente pelo cooler duplo.

Hoje eu seto a temp máxima com --tt 65 e deixo o cooler no automático, para a minha região estou notando que ele varia bem entre 50 e 70, pensei em setá-lo nos 70% mas não verifiquei durante a madrugada que deve baixar, então continuarei a economizar com essas oscilações e considero 65° um bom nível.

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho algumas RM1000i que tem monitoramento por software também, bate certinho com o wattímetro. Estou me desfazendo de todas pq a 60% rende a mesma coisa que 2 simplórias TT 700 Smart. Quanto mais simples a fonte maior a curva da diferença de eficiência, o negócio é não passar dos 60% e sempre em 220v. 

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0